quinta-feira, 8 de março de 2012


Neurônios: Quanto ao seu prolongamento.
Existem neurônios Multipolares, Bipolares e Pseudo-Unipolares.

Multipolares: Vários dendritos deixam o corpo celular.
Bipolares: Um dendrito e um axônio deixam o corpo celular. Ex: Neurônios bipolares da retina.
Pseudo-unipolar: Sai dois ramos, um para SNC e outro para o SNP.

No corpo celular está contido todo material necessário para manutenção do neurônio. O soma por sua vez transmite para o axônio proteínas necessárias para o seu bem estar, graças ao Fluxo axoplasmático.

Sinapses:
Sinapse é o local de aproximação entre dois neurônios para o fornecimento de informações. Existem dois tipos de sinapses, a Elétrica e a Química.

As sinapses Elétricas são aquelas que seu funcionamento se dá graças ao potencial de membrana que gera a abertura dos canais iônicos. Essa abertura permite a passagem direta de moléculas de uma célula para outra, sem acoplamento.
As sinapses Químicas são sinapses que funcionam com a liberação de NEUROTRANSMISSORES, essas substancias químicas ficam armazenadas nas vesículas sinápticas.
Sinapses químicas podem ser de dois tipos: Interneuronais e Neuroefetuadoras.
- Interneuronais: Ligam-se neurônio com neurônio, onde o elemento pré-sinaptico armazena e libera o neurotransmissor, e o elemento pós-sinaptico que recebe os neurotransmissores.
- Neuroefetuadoras: Fazem conexão com células musculares estriadas esqueléticas.

Os neurotransmissores podem ser removidos das fendas sinápticas graças à ação enzimática. Caso contrário, as informações continuariam passando por tempo prolongado, ocorreria excitação ou inibição por mais tempo. O uso de drogas como a cocaína, faz com que essa remoção não seja realizada, causando assim distúrbios psíquicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário