terça-feira, 27 de março de 2012

Via sensitiva para tato, pressão e propriocepção.

O estimulo recebido na mão entra pela raiz dorsal, deixando o seu corpo no gânglio sensitivo. Ascendendo até o bulbo onde se associa com outro neurônio no núcleo cuneado, Esse segundo neurônio sofre uma decussação no núcleo cuneado passando pelo lemnisco medial e pelo núcleo rubro chegando então no tálamo onde se associa com um terceiro neurônio.

Nas vias sensitivas para dor e temperatura, a associação se dá logo na medula e logo em seguida ocorre a decussação ainda na medula (corno anterior) diferente do que ocorre nas vias sensitivas para tato, pressão e propriocepção. O resto do processo é o mesmo.


As vias sensitivas e motoras dos movimentos involuntários começam no córtex cerebelar e se associa no núcleo denteado e logo em seguida envolve-se em uma decussação entre o cerebelo e o mesencéfalo e depois se associa no núcleo rubro e sofre outra decussação no mesmo local, entrando na ponte no lemnisco meia passando pelo bulbo e se associando na medula na parte do corno anterior e saindo pela parte ventral e se ligando no músculo.


Os estímulos eferentes partem da área motora do córtex cerebral, entram no mesencéfalo passando pelo pedúnculo cerebral, depois pela ponte, entrando no bulbo na região da pirâmide, fazendo uma decussação (decussação das pirâmides), em seguida entra na medula espinal na área do tracto corticoespinal lateral se associando na coluna ventral com outro neurônio onde sai para o músculo.

Vias sensitivas para tato, pressão e propriocepção.

Mãos > Soma na raiz dorsal > Corno posterior > Associação no núcleo cuneado > Decussação no núcleo grácil > Lemnisco medial na ponte > Núcleo rubro > Associação no tálamo.

Vias sensitivas para dor e temperatura.

Mão > Soma na raiz dorsal > Associação no corno posterior > Decussação na medula no corno anterior > Bulbo > Lemnisco Medial na ponte > Mesencéfalo > Associação Tálamo.


Vias dos tractos piramidais (córtico espinhal lateral e ventral)




Vias sensitivas e motoras para movimentos involuntários


Nenhum comentário:

Postar um comentário